Onde provar comida de outros paises

A gastronomia faz parte da cultura de um povo.

Na coluna do dia 02 de junho fiz um roteiro com dez lugares onde provar comida de vários países sem sair de Curitiba.

Link do áudio da coluna: http://cbncuritiba.com/2015/06/30/cbn-curitiba-honesta-roteiro-de-bares-e-restaurantes-etnicos-de-curitiba/

1) Korean House

Serve comida coreana em Santa Felicidade.
O restaurante abriu há pouco tempo, a casa funciona como empório e restaurante. A comida coreana é parecida com a japonesa, porém mais apimentada e usa mais carne.. Recomendo o macarrão feito com batata doce que leva legumes e azeite de gergelim.
Endereço: Manoel Ribas 5824, Santa Felicidade, na galeria ao lado do velho Madalosso.

 
2) Az Ait
O chef Luiz apesar da origem espanhola faz uma das melhores comidas árabes de Curitiba, o lugar é pequeno e charmoso, a cozinha é aberta permitindo aos clientes acompanhar o preparo das iguarias.
No cardápio: kibe assado, kibe cru, pastas árabes, charuto de folha de parreira, coucous marroquino e outras delícias.
Endereço: Rua Prudente de Morais, 1168, Centro.

 

3) Hyotan
Fugindo da dupla suschi e sashimi e principalmente do sushi philadelphia e da musica lounge inaugurou o primeiro Izakaya de Curitiba.
Traduzindo trata-se de um boteco japonês simples e sem frescura para beber no balcão e petiscar algo leve
Serve cerveja japonesa e petiscos como espetinho de polvo, de frango e alho poró, conservas japonesas e gyosa que é um pastel assado recheado com carne de porco. Comida bem leve e picante que vai muito bem com cerveja.
Alameda Augusto Stellfeld, 1281, Centro

 

4) La Santa
Serve comida mexicana de rua.
Mais um bar do baixo São Franciso onde as pessoas pegam a comida e comem na rua o La Santa é um boteco mexicano que serve tacos, nachos e burritos pra serem acompanhados com cerveja.
Rua Paula Gomes, 485, São Francisco.

 

5) Bar do Alemão
Tradicional bar curitibano, serve pratos típicos da cozinha alemã como einsbein e marreco recheado, não deixe de pedir o combinado alemão, com amostras dos principais itens do cardápio.
Rua: Claudino do Santos, 63, São Francisco.
http://www.bardoalemaocuritiba.com.br/

 

6) Armazém Português
Funciona como um empório, nas prateleiras: vinhos, azeites de oliva e congelados de fabricação própria.
Nos fundos tem poucas mesas onde servem bolinho de bacalhau, torta de sardinha, pastel de Belém, é possível tomar vinho em taça e cervejas artesanais.
Endereço: Rua Moyses Marcondes 440, Juvevê.

 

7) Nova Polska
Serve comida polonesa
Restaurante rural que fica em Campo Magro numa casa de madeira com mais de 70 anos, totalmente restaurada e voltou a ter suas pinturas originais, serve um ótimo buffet de comida polonesa, tem pierogui , sopa de beterraba, repolho azedo, pernil assado com batata e outras delícias.
Rua Thomas Antochevis 1422, Campo Magro.

 

8) La Chiviteria
Serve sanduiches uruguaios
No cardápio a principal atração é o chivito, sanduíche feito na chapa que leva mignon e queijo. Serve também choripan que é feito com lingüiça artesanal servida no pão com molho chimichurri.
Endereço:Rua Jaime Reis, 598, São Francisco
9) Don Kebab
Kebabs são sanduiches turcos que lembram o shawarma e o churrasco grego. São feitos com carne bovina, de frango ou carneiro assados por muito tempo na vertical e depois fatiadas em finas lascas.
As carnes marinam por horas em vários temperos e depois de assadas são servidas no pão sírio come legumes e molhos orientais.
Endereço: Rua Vicente Machado 767, Centro.
10) Do Peruano
Serve ceviche, pratos com temperos típicos como pollo salteado e lomo saltado.
Endereço: Victor Ferreira do Amaral, 1088 na praça de alimentação do supermercado Muffato.